Romance: Tentação da Serpente


Um olhar feminino sobre o Antigo Testamento.
Uma história de mulheres, para mulheres, de que os homens também gostam.

"Tentação da Serpente" é uma reedição de "O Romance da Bíblia", publicado em 2010.

27 outubro 2013

No Woman, No Drive



"No woman, no drive" ou "Não mulher, não conduzes!”, a versão satírica da famosa canção de Bob Marley, feita pelo artista e activista árabe Hisham Fageeh, a favor das mulheres da Arábia Saudita que desafiaram corajosamente a proibição de conduzir um automóvel. Com ironia, o artista refere-se à interdição até de cantar e ouvir música que o fanatismo religioso impõe à população, sobretudo aos
jovens e às mulheres. Segue a tradução que fiz da fala do cantor e da letra, para os que não são anglófilos, porque vale a pena perceber o que ele canta.


“Olá, o meu nome é Hisham Fageeh. Sou um
artista e activista social. Na verdade não ouço música, mas enquanto estudava
nos Estados Unidos, ouvi esta canção, cantada por um tipo jamaicano que me
chamou a atenção e eu decidi fazer a minha própria versão, com letra relevante
para a minha cultura, mas sem instrumentos musicais. E agora, com a ajuda dos
meus talentosos amigos, vou cantar:

Não Mulher Não Conduzes!

Não mulher não conduzes!

Digo digo
Digo: eu lembro-me quando tu te costumavas sentar
no carro da família, mas no banco de trás
ova-ovários muito a salvo e bem
para poderes fazer muitos e muitos bebés

Bons amigos tivemos, bons amigos perdemos
na auto-estrada

Neste brilhante futuro
não podes esquecer o teu passado
portanto deixa as chaves do carro de lado

Não mulher, não conduzes!
Não mulher, não conduzes!
Ei, irmãzinha, não toques nesse volante
Não mulher, não conduzes!

Lembro-me quando tu te costumavas sentar
no carro da família, mas no banco de trás

Decerto o motorista pode levar-te a toda a parte
porque as rainhas não conduzem
mas tu podes cozinhar o meu jantar
que eu partilharei contigo

Os teus pés são a tua única carruagem,
mas só dentro de casa – e quando eu digo isto
é mesmo com intenção

Tudo vai ficar bem
Não mulher não conduzes!
Ei, irmãzinha, não toques nesse volante
Não mulher não conduzes!

Sem comentários:

Enviar um comentário