Romance: Tentação da Serpente


Um olhar feminino sobre o Antigo Testamento.
Uma história de mulheres, para mulheres, de que os homens também gostam.

"Tentação da Serpente" é uma reedição de "O Romance da Bíblia", publicado em 2010.

28 janeiro 2017

Viaje pelo Egipto e Etiópia com o Espião de D. João II - Pêro da Covilhã

Está quase a terminar o prazo das inscrições para esta grande viagem ao Egipto e Etiópia, na Páscoa, que nos permitirá assistir às impressionantes cerimónias religiosas etíopes, uma tradição de 800 anos, algo que raros turistas conseguem ver. Além disso, os sítios a visitar são um deslumbramento e do nosso passado colectivo há muitas histórias para contar, maiores que qualquer ficção. Os amigos e amigas que possam estar interessados, informem-se aqui, pelo catálogo ou com a agência e eu estou disponível também para responder às vossas perguntas. Será um grupo pequeno, bom para se fazer amizades e tornar a viagem numa bela aventura partilhada.
Teresa Neves - Tryvel:
Com o acompanhamento de Deana Barroqueiro (conceituada escritora de romance histórico) que, depois de um trabalho exaustivo de investigação histórica, escreveu o livro “O Espião de D. João II” inspirado na incursão de Pêro da Covilhã por terras da Abissínia em busca do mítico Preste João.
Uma viagem única, em exclusivo, com um número restrito de participantes (máximo 15) em que, coincidindo a Páscoa ortodoxa com a católica, terão ...a oportunidade de assistir às cerimónias da Semana Santa nas igrejas escavadas de Lalibela. Uma viagem TRYVEL, integrada no projecto TRYART - viagens temáticas com acompanhamento de personalidades.
Lugares limitados - ULTIMA OPORTUNIDADE.

Programa e itinerário

Duração: 16 dias (de 02/04/2017 a 17/04/2017)
Preço: 4970 €

1º DIA – LISBOA / MUNIQUE/ CAIRO
Comparência no aeroporto até 120 minutos antes da partida. Roga-se aos viajantes que, antes de entrarem na nave voadora, se apresentem e convivam com os seus companheiros de aventuras. Assistência garantida no embarque e saída, às 14h20, na Lufthansa com destino a Munique. Chegada a Munique e trânsito para a nave voadora com destino ao Cairo, onde aterrará já de madrugada

2º DIA - CAIRO
Chegada cerca da 1h10, ao Cairo, onde seremos assistidos pelos nossos serviços locais para obtenção de visto. Transferência para o Hotel Semiramis ou similar, um caravançarai de 5*, onde tomaremos pousada. De manhã, após o pequeno almoço, saída às 10h30 com destino ao Planalto de Guiza, para visitar as Pirâmides de Khufu, Khafré e Menkauré, o Museu da Barca Solar, a Esfinge e o Templo do Vale de Khafré. Almoço no emblemático Mena House Hotel entre as visitas. Regressaremos ao Cairo, no final do dia, para jantar num fondouk (restaurante) local e recolher ao caravançarai para dormir.

3º DIA – CAIRO /ALEXANDRIA / CAIRO
Pequeno almoço e partida da caravana dos portugueses para Alexandria. Primeiras vistas de reconhecimento da cidade. Visita ao Forte de Qait Bey, construído sobre as fundações do antigo farol (Pharos), as Catacumbas de Kom el-Shaqqafa e a fabulosa Biblioteca Alexandrina. Entre as visitas, paragem para almoçar numa estalagem local. Regresso ao Cairo no final do dia, com jantar num malcozinhado ou fondouk local.

4º DIA – CAIRO
Após o pequeno almoço, embarcaremos numa nova viagem ao passado, de um dia inteiro no Cairo, seguindo o rasto de Pêro da Covilhã e de Afonso de Paiva: passeio a pé pelo Bairro de el-Hussein, passando pela Rua AlMoaz (desde Nab El Naser até Bab Zeela) e pelos diferentes palácios e mesquitas do seu tempo. Almoçaremos numa estalagem local e prosseguiremos à descobertas da Mesquita do Sultan Hassan e da Cidadela de Saladino. A última visita do dia será ao Bairro Copta. Regresso da caravana ao caravançarai e saída para jantar num fondouk da cidade.

5º DIA – CAIRO
Pequeno almoço e saída para a Cidade dos Mortos, uma necrópole árabe que remonta à conquista muçulmana do Egito. Segue-se a visita ao Museu Egípcio do Cairo. Almoço num fondouk ou malcozinhado local e regresso ao caravançarai para descansar. Saída para o jantar de despedida no Al Azhar Park. Em hora a combinar localmente partiremos para o aeroporto do Cairo, onde embarcaremos numa nave voadora da Ethiopian Airlines com destino a Addis Abeba, na Etiópia.
O escudeiro Pêro da Covilhã – um misto de Indiana Jones e James Bond dos finais do Século XV – parte com Afonso de Paiva à descoberta de uma rota terrestre para as especiarias e do paradeiro do mítico Preste João, o imperador cristão que a Europa buscava há mais de duzentos anos. Os afortunados viajantes da nossa mágica caravana irão reinventar essa demanda (que só tem paralelo na busca do Graal) do misterioso reino da Rainha de Sabá, explorando o Cairo e as terras da Abissínia, numa fascinante viagem ao passado, ao encontro de estranhos mundos, vistos através dos olhos e do espírito do espião preferido de D. João II.

6º DIA – ADDIS ABEBA
Chegada a Addis Abeba e ao reino do Preste João, assistidos pelos nossos serviços locais, partindo para uma primeira exploração da capital etíope. Addis Abeba é, acima de tudo, uma cidade hospitaleira, sendo fácil ao viajante travar amizade com os seus habitantes. Visita do Museu Nacional da Etiópia, com objetos maravilhosos da civilização pré-Axumite de Tigray, e também o esqueleto de Lucy, uma das mais importantes descobertas paleontológicas da história. Segue-se a visita a algumas das mais proeminentes igrejas cristãs ortodoxas da cidade. Alojamento no caravançarai de 5*, Hotel Hilton Addis Abeba ou similar.
Procissão ao redor de Bet Medane Alem, a maior das igrejas de Lalibela (Foto: © Haroldo Castro/ÉPOCA)
7º DIA -  ADDIS ABEBA – BAHIR DAR (avião)
Após o pequeno almoço, seguiremos para o aeroporto de Addis Abeba, onde partiremos, num voo doméstico, com destino a Bahir Dar. Dia dedicado ao Lago Tana. Na península Zege, visitaremos os mosteiros de Ura Kidane Mihret e Bet Maryam. Almoço piquenique no próprio barco durante o passeio no Lago. Ao final do dia, regresso à cidade de Bahar Dar, para o alojamento e jantar no Hotel Kuriftu Resort ou similar.

8º DIA -  BAHIR DAR / GONDAR
Pequeno almoço no hotel e saída em direção a Gondar. Da manhã, durante o percurso, visita das cascatas do Nilo Azul, uma das quais com 45 metros de altura. Almoço e continuação da viagem para Gondar. Alojamento e jantar no Hotel Goha ou similar.

 9º DIA - GONDAR / SIMIEN
Após o pequeno almoço, visitaremos a cidade de Gondar, a antiga capital da Etiópia, que possui um dos primeiros castelos conhecidos na história de África (Fasil Ghebbi). O recinto muralhado cercado por altos muros de pedra, com 70 mil metros quadrados, contém um total de seis castelos, interligados por um complexo de túneis e viadutos. O Castelo de Fasilidas é uma combinação perfeita do estilo português, axumite e indiano. Depois de conhecermos o verdadeiro coração de Gondar, visitaremos os Banhos Reais de Fasilidas, do século XVI. O passeio terminará no mosteiro de Debre Berhan Selassie. Almoço num fondouk local. De tarde, continuação da viagem para as montanhas do Simien. Jantar e alojamento no Hotel Lodge to Simien ou similar.

10º DIA - SIMIEN /  GONDAR
Durante a manhã, após o pequeno almoço, passeio pelo Parque Nacional. Ao longo das encostas íngremes, observaremos os macacos Geladas, uma espécie endémica da Etiópia que vivem em bandos, sempre perto dos penhascos e desfiladeiros. De tarde, após o almoço, regresso a Gondar. Jantar e alojamento no Hotel Goha ou similar.

11º DIA – GONDAR / AXUM
Logo pela manhã, partida da caravana para o aeroporto, de onde voaremos para Axum, a cidade histórica de Tigray e a verdadeira espinha dorsal da cultura nacional, que o P. Francisco Álvares deu a conhecer à Europa no Séc. XVI. A capital do poderoso Império Axumite é também o centro espiritual do cristianismo ortodoxo etíope. Cidade com muitos mercados e monumentos magníficos, classificados pela UNESCO, destacando-se as mais de 300 estelas, algumas delas com mais de 20 metros de altura. Axum está ligada à lenda da fabulosa rainha de Sabá e dos seus amores com o rei Salomão, do Antigo Testamento. Alojamento e jantar e no Hotel Sabean ou similar.
No pátio de Bet Giyorgis (São Jorge), sacerdotes preparam-se para a missa da meia-noite (Foto: © Haroldo Castro/Época)
12º DIA – AXUM / LALIBELA
Partida para o aeroporto, onde embarcaremos num voo doméstico para a cidade mágica Lalibela. Almoço, após a chegada, seguido de alojamento no caravançarai Tukul Village ou similar. Tempo livre para descanso. Após o jantar no hotel Tukul Village, visita das igrejas escavadas na rocha, a “Jerusalém Africana”, para assistir às cerimonias de Fasika, vigilia da sexta feira santa da Páscoa Etiope. O conjunto de igrejas de Lalibela foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1979 e é o principal local de peregrinação para cristãos ortodoxos. Onze igrejas, divididas em três grupos, separados pelo rio Yordanus, construídas em blocos monolíticos, com uma precisão matemática impensável para a época. Regresso ao caravançarai para dormir.

13º DIA - LALIBELA
Pequeno almoço e saída para o segundo dia de visita a Lalibela. Continuando a explorar as igrejas escavadas na rocha, no dia em que os fiéis, todos vestidos de branco, rezam nas cerimónias da Páscoa. Regresso ao caravançarai Tukul Village para jantar e dormir.
Ritual da exposição dos tesouros. Cálices de ouro, cruzes de prata e coroas de reis (Foto: © Haroldo Castro/Época)
14º DIA -  LALIBELA
Após o pequeno almoço, visita de Asheton Maryam, um impressionante mosteiro onde se podem observar cruzes e manuscritos de valor inestimável. Atrás do mosteiro fica o Monte Abuna Yoseph e ao seus pés uma vista incrível de Lalibela. De tarde, após o almoço, visita do mercado local, especialmente colorido pela celebração da Páscoa Etíope. À noite, possibilidade de assistir à cerimonia da vigília Pascal, com as igrejas iluminadas com velas, um marco único em Lalibela, tendo como fundo da cerimonia, a igreja de São Jorge, uma das mais conhecidas pela sua forma de cruz. Regresso ao caravançarai Tukul Village para jantar e dormir.

15º DIA – LALIBELA /  ADDIS  ABEBA
Partida para o aeroporto e embarque num voo doméstico com destino a Addis Abeba. Jantar de despedida num fondouk com música e danças tradicionais. Em hora a combinar localmente seguiremos para o aeroporto a fim de embarcar em voo da Lufthansa com destino a Frankfurt (Via Jedda).

16º DIA –  ADDIS  ABEBA / FRANKFURT / LISBOA
Chegada a Frankfurt e formalidades de trânsito para um voo Lufthansa com destino a Lisboa. Chegada a Lisboa.

Mais informações no sítio da Tryvel/Tryart: AQUI




Sem comentários:

Enviar um comentário